A Escola Agricola Pe. Lino Gottardi situada na Chapada do Apodi, no Município de Limoeiro do Norte, Ceará, foi inaugurada em 2 de Abril de 2001 para atender crianças e jovens carentes na região do Vale Jaguaribe. A mesma é uma entidade filantrópica que parte das Escolas Piamartinas, da Congregação da Sagrada Família de Nazaré.
Durante todos esses anos vem atuando em meio à dura realidade que permeia as pequenas cidades da Chapada do Apodi em contraponto aos grandes produtores e exportadores de frutas, vem ao longo de sua existência contribuindo para mudar a realidade dos pequenos agricultores que sobrevivem da agricultura familiar e famílias carentes;
O Curso Técnico em agropecuária é realizado em dois anos com sistema modular constando de teoria e prática realizadas no complexo Escola/Fazenda da Escola Agrícola Pe.Lino Gottardi, tendo estágios que deverão ser concluídos com carga horária mínima de 150h/aula, ao termino do curso os alunos apresentam uma monografia. Os professores são todos agrônomos com curso de Especialização.
Dos técnicos em agropecuária, formados na referida escola, quase 80% são absolvidos pelo mercado agropecuário da região e do Estado, adquirindo sua estabilidade financeira, mudando não só a realidade de suas famílias como também o perfil produtivo da região, devido a sua atuação.
A Escola também possui o Ensino Fundamental em sistema de internato e semi-internato para crianças carentes da cidade de Limoeiro do Norte e cidades próximas como Tabuleiro, Quixeré e Morada Nova. É reconhecida pela população limoeirense como uma boa escola, não só pela sua excelência de ensino como pela melhoria no comportamento social das crianças.
A escola até 2011 desenvolvia além do ensino formal, projetos que valorizam a auto- estima das crianças como: Coral “Os Piamartinos”; Batuque na Lata, utilizando material reciclável; Fazendo Arte na Escola, com material reciclável; pesquisando e fazendo releituras com pintores Nacionais, Estaduais e Regionais; Dentro da Roda Fora das Drogas-capoeira; Xadrez; Som das Flautas.
Além de abrigar alguns projetos da Prefeitura de Limoeiro como PISCA (projeto de inclusão social para crianças e adolescentes); assistência do CRAS as mães Gestantes, sendo referência também como projeto social na região.
No ano de 2012 o ensino fundamental passou a ser anexo da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Dino Gadelha que tem como gestor o Prof. Aristides e desenvolve o projeto do PISCA e o SEGUNDO TEMPO.
No ano de 2012 o ensino fundamental passou a ser anexo da Escola de Ensino Fundamental Joaquim Dino Gadelha que tem como gestor o Prof. Aristides e desenvolve o projeto do PISCA e o SEGUNDO TEMPO.