BOAS VINDAS!

“As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar outras.” (Jean Jacques Rousseau)

terça-feira, 26 de junho de 2012

FESTA DE SÃO JOÃO 2012


As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordestee as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.
No Nordeste brasileiro se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.
No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.
Em Portugal há arraiais com foguetes, assam-se sardinhas e oferecem-se manjericos, as marchas populares desfilam pelas ruas e avenidas, dão-se com martelinhos de plástico e alho-porro nas cabeças das pessoas principalmente nas crianças e quando os rapazes se querem meter com as raparigas solteiras.
No nordeste brasileiro, O forró assim como ritimos aparentados tais que o baião, o xote, o reizado,o samba-de-coco e as cantigas são danças e cançoes típicas das festas juninas.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
Esse ano a nossa escola buscou valorizar o centenário de Luiz Gonzaga, priorizando suas músicas em todas as apresentações, como destacando sua imagem ccomo parte a decoração.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS NA GALERIA

quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO


 

O livro didático tem sido um instrumento valioso e fundamental para o professor e em muitos casos até o principal e único referencial dentro de sala. Nele, estão contidos os conteúdos básicos dos programas de ensino; estão, também, as atitudes e os valores que se pretende preservar, procedimentos já testados, orientações para o estudo, aberturas para o mundo. Com seu auxilio, professores e alunos desenvolvem a aprendizagem.

O livro didático não se constitui em um instrumento neutro. Cada livro é resultdo de uma  visão de mundo, de homem, de educação e de escola. A escolha do livro didático deve ser, portanto, um exercício da autonomia intelectual/pedagógica do professor que, de acordo com seus princípios, opta pelos meios e decide os fins. 

Por estas razões é que a E.E.F. Joaquim Dino Gadelha e demais escolas municipais escolhem juntamente com seus professores  os livros didáticos que serão utilizado

 

CONFIRA DETALHES NA GALERIA DE FOTOS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Formação de Português 04/06/12


Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz

Passarinho na janela
Pijama de flanela
Brigadeiro na panela
Gato andando no telhado
Cheirinho de mato molhado
Disco antigo sem chiado
Pão quentinho de manhã
Dropes de hortelã
O grito do Tarzan
Tirar sorte no osso
Jogar pedrinha no poço
Um cachecol no pescoço
Papagaio que conversa
Pisar em tapete persa
Eu te amo e vice-versa
Vaga-lume aceso na mão
Dias quentes de verão
Descer pelo corrimão
Almoço de domingo
Revoada de flamingo
Herói que fuma cachimbo
Anaõzinho no jardim
Lacinho de cetim
Terminar o livro assim.

(Otávio Roth)

RELEITURA

Hoje é segunda-feira
Dia de pensar besteira
ir para a Bahia
Tomar banho frio de bacia
Me balançar na rede
Batendo o pé na parede
Vendo a estrela e a lua
Passeando à toa pela rua
Falando no celular
Nem aí pra quem vai pagar.

(Equipe: Daiane, Geane, Irnir, Silvia, Aristides e Cleneide)

CONFIRA AS FOTOS NA GALERIA