BOAS VINDAS!

“As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar outras.” (Jean Jacques Rousseau)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Arraiá Piamartino



A Escola Agrícola Pe.Lino Gottardi convida a todos a participarem do arraiá beneficiente.
Teremos comidas típicas, bebidas, brincadeiras e apresentação de Quadrilha.
Na ocasião acontecerá um sorteiro de um porco.


ENTRADA: R$ 2.00
DATA 25/06/2011
LOCAL: GINÁSIO DO COLÉGIO DIOCESANO
HORÁRIO 18:30 hs
Desde já agradecemos a presença de todos (as)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Notícias

Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Ver detalhes

Amigo do Piamarta


Movimento “AMIGO DO PIAMARTA”

     Apesar de ter algumas atividades geradoras de recursos, a instituição Piamarta está sempre buscando ajuda externa para fazer frente às grandes despesas necessárias ao bom funcionamento de todos os serviços prestados às crianças e jovens.
    Tratando-se de uma obra filantrópica o Centro precisa de qualquer tipo de doação tanto sob forma de bens materiais como, e sobretudo, econômica.
     No exterior, desde o 1983, na Itália, surgiu um movimento voluntário que tem como objetivo o levantamento de recursos para apoiar a Obra. Este movimento se transformou numa associação de nome " Operazione Lieta Onlus" que significa Operação Feliz.   
    Inspirando-se nesta associação foi lançado em agosto de 2009 o Movimento “Amigo do Piamarta” em Fortaleza. Estamos convidando você a ser “Amigo do Piamarta”.

Preencha aqui a ficha de cadastro logo em seguida entraremos em contato. Doações espontâneas em dinheiro podem também ser feitas na conta: BANCO DO BRASIL: Ag. Nº 3646-3 - C.C. Nº 31.928-7 - BRADESCO: Ag. 3456 - 8 - C.C. 43.300-4

    Entre em contato com o Movimento “Amigo do Piamarta” também através dos emails: amigo@piamartaaguanambi.org.br - piamartapodi@brisanet.com.br
 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Via-Sacra





Via Crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
Por “Via Sacra” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:
  1. Estação: Jesus é condenado à morte
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
  4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
  5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
  6. Estação: A Verônica limpa o rosto de Jesus
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Estação: Terceira queda de Jesus
  10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz
  12. Estação: Jesus morre na cruz
  13. Estação: Jesus morto nos braços de sua Mãe
  14. Estação: Jesus é enterrado
Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a via crucis ou via sacra, dentre elas as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos foram: Via Cucis com a Mãe, 2006; Via Crucis do card. Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976 e ainda são conhecidas as Via Crucis de São Josemaría Escrivá e a Via Cucis de Ernestina Champourcin, 1952.
Quando associado à Via Crucis, Jesus é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.
A Escola Agrícola também faz a Via Sacra.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Kreuzweg St Maria Sehnde.jpg
                                                       


Campeonato Limoeirense de Xadrez


                             
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Xadrez
Nº de jogadores2
Faixa etáriaacima de 5 anos
Montagem1 minuto
ComplexidadeMédia
Nível estratégicoMuito Alto
HabilidadesLógica, estratégia e tática
 · Portal Jogos

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do enxadrismobr. (ou xadrezismo pt.), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C.[1]
O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.[2]
Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr.[3] (ou xadrezistas pt.). O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que as brancas sempre fazem o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso[4]. Essa teoria é suportada por um grande número de estatísticas,[5][6][7] embora alguns especialistas não aceitem a existência de tal vantagem.[7]
A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário.[8] Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.
As competições enxadrísticas oficiais tiveram início ainda no Século XIX, sendo Wilhelm Steinitz considerado o primeiro campeão mundial de xadrez. Existe ainda o campeonato internacional por equipes realizado a cada dois anos, a Olimpíada de Xadrez. Desde o início do Século XX, duas organizações de caráter mundial, a Federação Internacional de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez Postal vêm organizando eventos que congregam os melhores enxadristas do mundo. O atual campeão do mundo (2007) é o indiano Vishy Anand e a campeã mundial (2008) é a russa Alexandra Kosteniuk.[9]
O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001,[10] tendo sua olimpíada específica e campeonatos mundiais em todas as suas categorias.
O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. No Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez instituiu o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez.
A Escola Agrícola Pe. Lino Gottardi incentiva seus alunos a participarem de atividades extra-classe, com aulas semanais de xadrez e com destaque em competições, inclusiveis com participações municipais.

Fotos do Carnaval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carnaval
Carnival in Rio de Janeiro.jpg 
Nome oficialEntrudoss
TipoCristão
Seguido porMundial
Ano de 201016 de Fevereiro
Ano de 20118 de Março
Observações:Período festivo convidativo a bailes, desfiles carnavalescos, e adopção de trajes e personalidades diferentes do habitual.

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..[1] É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.[3] Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.
A Escola Agrícola Pe. Lino Gottardi trabalha com a divulgação da cultura brasileira. Vejam as fotos do nosso carnaval:

Turma do 1º ano: Bloco Alibabá




                                                   Turma do 2º ano: Bloco da Bicharada

                                          Turma do 2º ano: Bloco de Máscaras


                                          Turma do 5º ano: Bloco Os ìndios do Brasil